VoltarDescer AvançarVoltar para Equipe

Murilo Eugênio Duarte Gomes
mgomes@cpdee.ufmg.br
Graduado em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1981), mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987 e 2001). Atualmente é professor associado do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG. Tem experiência na área de processamento de sinais biológicos, atuando principalmente na modelagem e análise de sinais cardiovasculares.

Patrícia Nascimento Pena
ppena@ufmg.br
Possui graduação em Engenharia Elétrica (2000) e mestrado em Engenharia Elétrica (2002) pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Engenharia Elétrica (2007) pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio sanduíche na The University of Michigan e pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia de Controle e Automação e Elétrica, com ênfase em Controle de Processos e Automação Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: controle supervisório de sistemas a eventos discretos, controle de processos, controle chaveado.

Paulo Fernando Seixas
paulos@cpdee.ufmg.br
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980) , mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Ecole Nationale Superieure D'Elect. Inf. Et Hyd. de Toulouse (1988) . Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Minas Gerais, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Eletrônica de Potência e Revisor de periódico da Controle e Automação. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica , com ênfase em Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Synchronous machine, Digital Control.

 Pedro Francisco Donoso Garcia
pedro@cpdee.ufmg.br
possui graduação em Engenharia Elétrica Op Eletrônica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), mestrado em Programa de Pós Graduação Em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: eletrônica de potência, conversores ressonantes com comutação não dissipativa, ups,reatores eletrônicos, eletrônica de baixo sinal e tecnologia de áudio.

Peterson de Resende
pr@cpdee.ufmg.br
Graduado em Engenharia Elétrica pela UFMG em 1975, Mestre em Ciências e Doutor em Ciências em Engenharia Elétrica pela COPPE/UFRJ na área de Sistemas de Controle, em 1979 e 1987, respectivamente. É professor da UFMG desde agosto de 1977, ocupando o cargo atualmente de Professor Associado no DELT. Suas áreas de interesse são teoria de controle, controle de processos, processamento de sinais e robótica . Tem orientado teses de doutorado e dissertações de mestrado, publicado trabalhos em periódicos, congressos nacionais e internacionais e prestado consultoria nas áreas citadas.

Porfírio Cabaleiro Cortizo
porfirio@cpdee.ufmg.br
Engenheiro Eletricista pela UFMG (1978). De 1980 a 1984 trabalhou com Associação em série de transistores de potência para redes de média tensão e conversores multi-níveis no Laboratoire d'Electrotechnique et Electronique de Puissance-LEEI, tendo recebido o título de Docteur-Ingénièur do Institut National Polytechnique de Toulose, França. Desde 1978 é professor do DELT - UFMG na área de Eletrônica de Potência. Suas principais áreas de interesse são: conversores estáticos dissipativos e não dissipativos, sistemas ininterruptos de energia, filtros ativos de potência e compensadores de reativos, conversores multiniveis, reatores eletrônicos, amplificadores lineares e chaveados. Em suas atividade de extensão já prestou consultoria para Açominas, Set, Banco do Brasil, DigiRede, Nansen, Engetron, Cemig entre outros. É membro da SBA (Sociedade Brasileira de Automática).

Reinaldo Martinez Palhares
palhares@cpdee.ufmg.br
É engenheiro eletricista graduado pela Escola de Engenharia Elétrica e de Computação, UFG (com ênfase na área de Telecomunicações e Controle, 1992). Concluiu o mestrado e o doutorado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP, respectivamente, em abril de 1995 e junho de 1998. Após completar o seu doutorado, trabalhou como Pesquisador Recém-Doutor (1998-1999) e Professor Adjunto concursado (2000-2002) no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica na PUC-Minas, antes de ingressar no corpo docente do Departamento de Engenharia Eletrônica da Escola de Engenharia - UFMG - como professor Adjunto em Engenharia de Sistemas de Controle e Automação, em 2002. Atualmente, vem desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e orientação a nível de graduação e pós-graduação em Engenharia Elétrica. Suas áreas de interesse de pesquisa envolvem: i) controle e filtragem robusta (LMIs, Sistemas com Retardo no Tempo, Sistemas Incertos, Sistemas Lineares e Não-Lineares, Sistemas com Saltos Markovianos, Estimação Robusta de Sinais, Detecção de Falhas em Sistemas Dinâmicos); ii) Otimização e Tomada de Decisão aplicada a engenharia, particularmente a problemas de controle (porém não-limitado a controle); iii) Soft Computing. É pesquisador na área de Engenharia Elétrica nível 2B no CNPq. Também tem colaborado regularmente na revisão de artigos técnicos para vários periódicos e conferências: IEEE Transactions on Automatic Control, IEEE Transactions on Signal Processing, Automatica, International Journal of Control, International Journal of Systems Science, European Journal of Control, IEEE Conference on Decision and Control, American Control Conference, entre outros.

Ricardo de Oliveira Duarte
ricardoduarte@ufmg.br
Graduado em Engenharia Eletrica - Enfâse em Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), Mestre em Microeletrônica pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (1992) e Doutor em Microelectronique pelo Institut National Polytechnique de Grenoble - França (1997). Professor de ensino superior desde 1997, lecionando as disciplinas das áreas de Circuitos Digitais, Arquitetura e Organização de Computadores, Sistemas de Computação e Sistemas Embutidos. Suas áreas de interesse são Microeletrônica (projeto VLSI), Sistemas com Tolerância a Falhas (Detecção e Correção de Falhas, Técnicas de Redundância), Projeto e desenvolvimento de Sistemas Embutidos (projetos com PLDs e FPGAs, microcontroladores e processadores digitais de sinal). Co-orienta atualmente dissertações de mestrado, trabalhos de iniciação científica, tendo publicado trabalhos em congressos nacionais e internacionais das áreas citadas.

Seleme Isaac Seleme Jr.
seleme@cpdee.ufmg.br
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985) e doutorado em Automatique Produtique - Institut National Polytechnique de Grenoble (1994). Fez pós doutorado no Grupo de Eletrônica de Potência da U. C. Berkeley (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação, atuando principalmente nos seguintes temas: motor de indução, acionamentos elétricos, minimização de energia, controle não linear em conversores eletrônicos de potência com aplicação em fontes de energias renováveis e controle de reatores eletrônicos.




Walmir Matos Caminhas
caminhas@cpdee.ufmg.br

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Controle de Processos, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência computacional (redes neurais, sistemas nebulosos e sistemas imunológicos artificiais) e diagnóstico de falhas em sistemas dinâmicos.

VoltarSubir AvançarVoltar para Equipe